Modelo de recuso de apelação visando a reforma a sentença recorrida, no sentido de acolher o pedido inicial da Parte Apelante em todos os seus termos.
AO JUÍZO DA __ª VARA __________ DA COMARCA DE (NOME DA COMARCA - ESTADO).
Processo nº
(NOME COMPLETO DA PARTE APELANTE), por seu advogado, devidamente qualificada nos autos do processo em epígrafe, vem, tempestiva e respeitosamente perante este Juízo, por não se conformar, data maxima venia, com a r. sentença de (EVENTO/ID ____), interpor o presente RECURSO DE APELAÇÃO, com fundamento no artigo 1.009 e seguintes do Código de Processo Civil, e nas razoes anexas.
Nessa conformidade, REQUER o recebimento e o regular processamento deste recurso de apelação, sendo remetidos os autos, com as razões anexas, ao Egrégio Tribunal para apreciação e julgamento.
RAZÕES DE APELAÇÃO
PROCESSO Nº: ____
PARTE APELANTE: ____
PARTE APELADA: ____
JUÍZO DE ORIGEM: ____
Egrégio Tribunal,
Colenda Câmara,
1. A TEMPESTIVIDADE (CPC, art. 1.003, § 5º)
A r. sentença apelada foi disponibilizada na Imprensa Oficial em __/__/____ (____-feira) e, consequentemente, publicada em __/__/____ (____-feira). Assim, o prazo de quinze dias úteis para a interposição da presente apelação, nos termos do § 5º do artigo 1.003, c/c os artigos 219, 224 e 231, todos do CPC/2015, se iniciou em __/__/____ (____-feira).
2. OS FATOS
As Partes Apelantes, herdeiros do segurado promoveram o ajuizamento de ação de cobrança securitária, em decorrência de ilícito cometido pela Parte Apelada, por violação ao Código de Defesa do Consumidor, e ausência de boa-fé contratual.
Anotou-se, na peça vestibular que as Partes Apelantes após o falecimento do segurado, em __/__/____, por causa natural, se dirigiram à agência bancária em que o “de cujus” mantinha sua conta e informaram a morte do segurado, obtendo a informação de que não teriam direito ao recebimento do seguro por morte de causa natural que estava cancelado, e o que estava vigente, somente se aplicava aos casos de morte acidental, omitindo inclusive sobre o direito a que faziam jus da cobertura de assistência funeral.
Ressalta-se que, de fato, e como já mencionado pelas Partes Apelantes, em total afronta ao disposto no Art. 6º, inc. III do Código de Defesa do Consumidor, não foram fornecidas ao segurado de modo adequado e forma clara as informações sobre o serviço que estava sendo contratado.
3. AS RAZÕES PARA O PROVIMENTO DO RECURSO
Inicialmente, insta demonstrar que a respeitável Sentença merece reforma tendo em vista que dúvida alguma restou nos autos, após a produção das provas que denotam não ter a Parte Apelada agido de acordo com a conduta esperada, qual seja a estrita boa-fé e veracidade na guarda do contrato, seu objeto bem como das circunstâncias e declarações a ele concernentes.
É inquestionável que nem o segurado e tampouco seus herdeiros tinham conhecimento da extensão das cláusulas dos seguros adquiridos, haja vista que, exatamente pela ausência do fornecimento de informações básicas sobre o seguro pela Parte Apelada, contraíram dívidas para que fosse possível arcar com as despesas do funeral do segurado.
Consumidor / Recursos
Modelo de contrarrazões ao recurso de apelação interposto pela Parte Ré que busca modificar a sentença.
VisualizarConsumidor / Recursos
Modelo de contrarrazões ao recurso de apelação interposto pela Parte Ré que busca modificar a sentença, sob a alegação de que não existe requisito legal que autoriza a concessão da inversão do ônus da prova.
VisualizarConsumidor / Recursos
Modelo de agravo de instrumento visando a antecipação dos efeitos da tutela recursal e, no mérito, o integral provimento do recurso para reforma da decisão agravada.
VisualizarConsumidor / Recursos
Modelo de agravo de instrumento visando a inversão do ônus da prova e o integral provimento do recurso para reforma da decisão agravada.
Visualizar