Recurso de apelação. Ação de cobrança de segura de vida. Não cumprimento do dever. Não cumpriu com o dever de propiciar ao consumidor a ciência prévia do ter da apólice.

Título

Recurso de apelação. Ação de cobrança de segura de vida. Não cumprimento do dever. Não cumpriu com o dever de propiciar ao consumidor a ciência prévia do ter da apólice.

Descrição

Modelo de recuso de apelação visando a reforma a sentença recorrida, no sentido de acolher o pedido inicial da Parte Apelante em todos os seus termos.

Conteúdo

AO JUÍZO DA __ª VARA __________ DA COMARCA DE (NOME DA COMARCA - ESTADO).

 

 

 

 

 

 

Processo nº

 

 

 

 

 

 

(NOME COMPLETO DA PARTE APELANTE), por seu advogado, devidamente qualificada nos autos do processo em epígrafe, vem, tempestiva e respeitosamente perante este Juízo, por não se conformar, data maxima venia, com a r. sentença de (EVENTO/ID ____), interpor o presente RECURSO DE APELAÇÃO, com fundamento no artigo 1.009 e seguintes do Código de Processo Civil, e nas razoes anexas.

 

Nessa conformidade, REQUER o recebimento e o regular processamento deste recurso de apelação, sendo remetidos os autos, com as razões anexas, ao Egrégio Tribunal para apreciação e julgamento.

 


 

RAZÕES DE APELAÇÃO

 

 

PROCESSO Nº: ____

PARTE APELANTE: ____       

PARTE APELADA: ____

JUÍZO DE ORIGEM: ____

 

 

Egrégio Tribunal,

Colenda Câmara,

 

 

1.      A TEMPESTIVIDADE (CPC, art. 1.003, § 5º)

  

A r. sentença apelada foi disponibilizada na Imprensa Oficial em __/__/____ (____-feira) e, consequentemente, publicada em __/__/____ (____-feira). Assim, o prazo de quinze dias úteis para a interposição da presente apelação, nos termos do § 5º do artigo 1.003, c/c os artigos 219, 224 e 231, todos do CPC/2015, se iniciou em __/__/____ (____-feira).

 


 

2.      OS FATOS

 

As Partes Apelantes, herdeiros do segurado promoveram o ajuizamento de ação de cobrança securitária, em decorrência de ilícito cometido pela Parte Apelada, por violação ao Código de Defesa do Consumidor, e ausência de boa-fé contratual.

 

 Anotou-se, na peça vestibular que as Partes Apelantes após o falecimento do segurado, em __/__/____, por causa natural, se dirigiram à agência bancária em que o “de cujus” mantinha sua conta e informaram a morte do segurado, obtendo a informação de que não teriam direito ao recebimento do seguro por morte de causa natural que estava cancelado, e o que estava vigente, somente se aplicava aos casos de morte acidental, omitindo inclusive sobre o direito a que faziam jus da cobertura de assistência funeral.

 

Ressalta-se que, de fato, e como já mencionado pelas Partes Apelantes, em total afronta ao disposto no Art. 6º, inc. III do Código de Defesa do Consumidor, não foram fornecidas ao segurado de modo adequado e forma clara as informações sobre o serviço que estava sendo contratado. 

 


 

3. AS RAZÕES PARA O PROVIMENTO DO RECURSO

 

Inicialmente, insta demonstrar que a respeitável Sentença merece reforma tendo em vista que dúvida alguma restou nos autos, após a produção das provas que denotam não ter a Parte Apelada agido de acordo com a conduta esperada, qual seja a estrita boa-fé e veracidade na guarda do contrato, seu objeto bem como das circunstâncias e declarações a ele concernentes.

 

É inquestionável que nem o segurado e tampouco seus herdeiros tinham conhecimento da extensão das cláusulas dos seguros adquiridos, haja vista que, exatamente pela ausência do fornecimento de informações básicas sobre o seguro pela Parte Apelada, contraíram dívidas para que fosse possível arcar com as despesas do funeral do segurado.

 

VEJA OUTRAS PETIÇÕES
NESSA CATEGORIA

Consumidor / Recursos

Contrarrazões ao recurso de apelação. Ação de revisão de contrato. Cartão de crédito. Não firmamento de instrumento contratual. Taxa de juros modificada sem qualquer aviso. Falta de conhecimento prévio das condições contratuais.
8 páginas

Modelo de contrarrazões ao recurso de apelação interposto pela Parte Ré que busca modificar a sentença.

Visualizar

Consumidor / Recursos

Contrarrazões ao recurso de apelação. Inversão do ônus da prova. Presentes os requisitos: hipossuficiência do consumidor e verossimilhança das alegações.
6 páginas

Modelo de contrarrazões ao recurso de apelação interposto pela Parte Ré que busca modificar a sentença, sob a alegação de que não existe requisito legal que autoriza a concessão da inversão do ônus da prova.

Visualizar

Consumidor / Recursos

Agravo de instrumento. Ação declaratória. Antecipação dos efeitos da tutela recursal – tutela de urgência. Plano de saúde. Coibição da onerosidade excessiva decorrente de reajuste de mensalidade. Plano de saúde. Parte completou 60 anos idade. Estatuto do idoso. Ausência de autorização da ANS. Percentual exagerado. Prequestionamento.
8 páginas

Modelo de agravo de instrumento visando a antecipação dos efeitos da tutela recursal e, no mérito, o integral provimento do recurso para reforma da decisão agravada.

Visualizar

Consumidor / Recursos

Agravo de instrumento. Plano de saúde. Inversão do ônus da prova. Relação de consumo e hipossuficiência. Prova pericial. Onerosidade.
7 páginas

Modelo de agravo de instrumento visando a inversão do ônus da prova e o integral provimento do recurso para reforma da decisão agravada.

Visualizar