Petição inicial. Ação de isenção de imposto de renda – repetição de indébito – devolução dos valores recolhidos indevidamente. Tutela provisória de urgência. Tramitação preferencial – idoso e doença grave. Isenção não foi concedida - fundamento de não contemporaneidade dos sintomas.

Título

Petição inicial. Ação de isenção de imposto de renda – repetição de indébito – devolução dos valores recolhidos indevidamente. Tutela provisória de urgência. Tramitação preferencial – idoso e doença grave. Isenção não foi concedida - fundamento de não contemporaneidade dos sintomas.

Descrição

Modelo de petição inicial visando o reconhecimento da isenção do imposto de renda pessoa física e a devolução das parcelas vencidas.

Conteúdo

AO JUÍZO DA __ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO DE (NOME DA CIDADE) – SEÇÃO JUDICIÁRIA DE/DO (NOME DO ESTADO).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(NOME COMPLETO DA PARTE AUTORA), (nacionalidade), (estado civil ou existência de união estável), (profissão), (filiação), portadora da Carteira de Identidade nº (informar), inscrita no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliada na (Rua), (número), (Bairro), (Cidade), (Estado), (CEP), usuária do endereço eletrônico (e-mail), por seu advogado que esta subscreve (Doc. Anexo), com endereço profissional nesta cidade, na (Rua), (número), (Bairro), onde recebe intimações, vem perante este Juízo, propor a presente AÇÃO DE ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA c/c REPETIÇÃO DE INDÉBITO E PEDIDO DE TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA DE CARÁTER ANTECIPADO em face da UNIÃO FEDERAL, pessoa jurídica de direito público, a qual deverá ser citada por meio da sua Procuradoria Regional, sediada na (Rua), (número), (Bairro), (Cidade), (Estado), (CEP), pelas razões de fato e de direito a seguir aduzidas.

 

1.      DA TRAMITAÇÃO PREFERENCIAL

 

1.1.  IDOSO

 

A Parte Autora conta com mais de 60 anos, conforme documentos pessoais anexos, razão pela qual tem direito aos benefícios da PRIORIDADE NA TRAMITAÇÃO DESTE PROCESSO, com supedâneo no artigo 1.048, I, do CPC c/c artigo 71 do Estatuto do Idoso.

 

Assim, considerando que a Parte Autora já dispõe de __ anos, não dispondo de muita saúde para aguardar o trâmite normal do processo, requer, desde já, seja dada prioridade na tramitação dos atos processuais seguintes.

 

1.2.  DOENÇA GRAVE

 

Cabe mencionar que a Parte Autora é pessoa portadora de ____ (CID ____), ou seja, doença grave enquadrada na Lei nº 7.713/88, conforme demonstram documentos anexos.

 

Portanto, considerando que a Parte Autora é portadora de doença grave, a mesma tem a prioridade de tramitação da presente demanda, o que tão logo se requer.

 

2.      DOS FATOS

 

A Parte Autora é portadora de ____ (CID ____) desde o dia __/__/____, conforme exames e laudo médico em anexo.

 

A doença que acomete a Parte Autora está elencada no inciso XIV do artigo 6º da Lei 7.713/1988.

 

Conforme laudo médico, a patologia que acomete a Parte Autora é ____ (expor aqui o histórico do paciente segundo laudo médico).

 

Desta forma, em __/__/____, visando a concessão da isenção do imposto de renda em decorrência de ____ (CID ____), bem como a devolução dos valores recolhidos indevidamente desde __/__/____,

VEJA OUTRAS PETIÇÕES
NESSA CATEGORIA

Civil / Petição Inicial

Petição inicial. Ação anulatória. Desconstituição de adjudicação combinada com pedido limiar – Tutela de urgência. Improcedência da adjudicação. Procedência da ação de nulidade. Alimentos. Distribuição por dependência.
5 páginas

Modelo de petição inicial visando a rescisão da decisão proferida nos autos apartado e a improcedência da ação de adjudicação e a procedência da ação de nulidade.

Visualizar

Civil / Petição Inicial

Petição inicial. Ação de alimentos. Gravídico. Convivência em União Estável. Fim do relacionamento pós descobrirem a gravidez.
4 páginas

Modelo de petição inicial visando a condenação da Parte Alimentante ao pagamento de pensão alimentícia mediante desconto em folha de pagamento. E, em caso de desemprego ou trabalho sem vínculo, que a pensão seja fixada em 2/3 do salário-mínimo vigente.

Visualizar

Civil / Petição Inicial

Petição inicial. Ação de alimentos. Pedido de alimentos provisórios - Lei nº 5.478/68 (Lei de Alimentos) – Art. 529 do CPC. Funcionário público ou empregado, filho contra o pai. Desconto em folha de pagamento, família totalmente dependente. Pai deixou de contribuir com o sustento desde a separação.
6 páginas

Modelo de petição inicial visando a fixação de alimentos provisórios e ao final a condenação ao pagamento pensão alimentícia mediante desconto em folha de pagamento. Em caso desemprego ou trabalho sem vínculo, a fixação desde já do valor correspondente ao percentual de X% do salário-mínimo vigente.

Visualizar

Civil / Petição Inicial

Petição inicial. Ação de alimentos. Pedido de alimentos provisórios - Lei nº 5.478/68 (Lei de Alimentos). Filho contra o pai. Profissão autônomo bem-sucedido. Parte Ré desviou de forma ardilosa todos os recursos financeiros da família – sumiço das joias - expedição de ofício à receita federal.
6 páginas

Modelo de petição inicial visando a fixação de alimentos provisórios e ao final a condenação ao pagamento pensão alimentícia mensal mediante depósito ou transferência bancária.

Visualizar