Petição inicial. Embargos de terceiro. Bem comum penhorado – cônjuge. Meação. Impenhorabilidade de bem de família. Copropriedade do bem. Ausência de citação do coproprietário. Ausência de outorga uxória. Efeito suspensivo da execução.

Título

Petição inicial. Embargos de terceiro. Bem comum penhorado – cônjuge. Meação. Impenhorabilidade de bem de família. Copropriedade do bem. Ausência de citação do coproprietário. Ausência de outorga uxória. Efeito suspensivo da execução.

Descrição

Modelo de embargos de terceiro com pedido de efeito suspensivo visando suspender a ação executiva e manter a posse em favor da Parte Embargante e, ao final, a extinção da penhora e desfazer a ordem de constrição e bloqueio.

Conteúdo

AO JUÍZO DA __ª VARA __________ DA COMARCA DE (NOME DA COMARCA – ESTADO).

 

 

 

 

 

 

Distribuição por dependência

Ação de Execução nº: ____

 

 

 

 

 

 

(NOME COMPLETO DA PARTE EMBARGANTE), (nacionalidade), (estado civil ou existência de união estável), (profissão), (filiação), portadora da Carteira de Identidade nº (informar), inscrita no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliada na (Rua), (número), (Bairro), (Cidade), (Estado), (CEP), usuária do endereço eletrônico (e-mail), por seu advogado que esta subscreve (Doc. Anexo), com endereço profissional na (Rua), (número), (Bairro), (Cidade), (Estado), (CEP), onde recebe intimações, vem perante este Juízo, ajuizar o presente EMBARGOS DE TERCEIRO, em face de (NOME COMPLETO DA PARTE EMBARGADA), (nacionalidade), (estado civil ou existência de união estável), (profissão), (filiação), portadora da Carteira de Identidade nº (informar), inscrita no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliada na (Rua), (número), (Bairro), (Cidade), (Estado), (CEP), usuária do endereço eletrônico (e-mail), pelas razões de fato e de direito a seguir aduzidas.

 

1.      DA LEGITIMIDADE DA PARTE EMBARGANTE

 

Conforme passará a demonstrar e provas que junta em anexo, a Parte Embargante é possuidora direto do bem alvo de pretensão de constrição judicial ____, sendo estranho à lide.

 

2.      DOS FATOS E DO CABIMENTO

 

O bem é comum ao casal e foi penhorado sem observar a quota parte da Parte Embargante que não poderia responder pelas dívidas da Parte Executada, especialmente quando o regime de bens não se trata de comunhão total nem parcial de bens.

 

Nesse sentido, o art. 674, do CPC, prevê claramente que pode opor embargos de terceiro o cônjuge, “quando defende a posse de bens próprios ou de sua meação, ressalvado o disposto no art. 843”.

 

Pelo que depreende dos autos de execução, esta Parte Embargante, cônjuge da Parte Executada, sequer foi citada para embargar os autos da execução ou ter preferência no arremate do bem penhorado, em clara inobservância ao disposto no CPC:

VEJA OUTRAS PETIÇÕES
NESSA CATEGORIA

Civil / Petição Inicial

Petição inicial. Ação anulatória. Desconstituição de adjudicação combinada com pedido limiar – Tutela de urgência. Improcedência da adjudicação. Procedência da ação de nulidade. Alimentos. Distribuição por dependência.
5 páginas

Modelo de petição inicial visando a rescisão da decisão proferida nos autos apartado e a improcedência da ação de adjudicação e a procedência da ação de nulidade.

Visualizar

Civil / Petição Inicial

Petição inicial. Ação de alimentos. Gravídico. Convivência em União Estável. Fim do relacionamento pós descobrirem a gravidez.
4 páginas

Modelo de petição inicial visando a condenação da Parte Alimentante ao pagamento de pensão alimentícia mediante desconto em folha de pagamento. E, em caso de desemprego ou trabalho sem vínculo, que a pensão seja fixada em 2/3 do salário-mínimo vigente.

Visualizar

Civil / Petição Inicial

Petição inicial. Ação de alimentos. Pedido de alimentos provisórios - Lei nº 5.478/68 (Lei de Alimentos) – Art. 529 do CPC. Funcionário público ou empregado, filho contra o pai. Desconto em folha de pagamento, família totalmente dependente. Pai deixou de contribuir com o sustento desde a separação.
6 páginas

Modelo de petição inicial visando a fixação de alimentos provisórios e ao final a condenação ao pagamento pensão alimentícia mediante desconto em folha de pagamento. Em caso desemprego ou trabalho sem vínculo, a fixação desde já do valor correspondente ao percentual de X% do salário-mínimo vigente.

Visualizar

Civil / Petição Inicial

Petição inicial. Ação de alimentos. Pedido de alimentos provisórios - Lei nº 5.478/68 (Lei de Alimentos). Filho contra o pai. Profissão autônomo bem-sucedido. Parte Ré desviou de forma ardilosa todos os recursos financeiros da família – sumiço das joias - expedição de ofício à receita federal.
6 páginas

Modelo de petição inicial visando a fixação de alimentos provisórios e ao final a condenação ao pagamento pensão alimentícia mensal mediante depósito ou transferência bancária.

Visualizar