Modelo de contrarrazões ao recuso inominado interposto pelo INSS que busca modificar a sentença sob a alegação de que não haveria prova da dependência econômica da Parte Recorrida em relação ao falecido.
AO JUÍZO DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DA SUBSEÇÃO DE (NOME DA CIDADE) – SEÇÃO JUDICIÁRIA DE/DO (NOME DO ESTADO).
Processo nº:
(NOME COMPLETO DA PARTE AUTORA), por seu advogado, devidamente qualificada nos autos da demanda em epígrafe, ajuizada contra o INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL – INSS, em atenção ao r. despacho de ID ____, vem, tempestiva e respeitosamente perante este Juízo, apresentar CONTRARRAZÕES AO RECURSO INOMINADO interposto pelo INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL-INSS (ID ____), na forma das anexas razões, cuja juntada aos autos e posterior encaminhamento para a Egrégia Turma Recursal ____ se requer, observadas as cautelas de estilo e de direito.
Nestes Termos,
Pede Deferimento.
Local (Cidade), data da assinatura.
NOME DO ADVOGADO
Advogado OAB/UF
CONTRARRAZÕES AO RECURSO INOMINADO
PARTE RECORRENTE: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS;
PARTE RECORRIDA: ____;
REF. AOS AUTOS DO PROCESSO nº: ____
JUÍZO DE ORIGEM: ____
EGRÉGIA TURMA RECURSAL
DOUTOS JULGADORES.
1. DOS FATOS
A Parte Autora, ora Parte Recorrida, ajuizou a presente ação previdenciária em face da Parte Ré, ora Parte Recorrente, pleiteando a concessão de pensão por morte, indeferido na esfera administrativa.
Por meio da r. sentença de ID ____, o Juízo de primeiro grau julgou procedente o pedido inicial, com base no fundamento de que, (____).
Contra a r. sentença, a Parte Recorrente interpôs o recurso inominado de ID ____, alegando, de forma absolutamente impertinente, que não haveria prova da dependência econômica da Parte Recorrida em relação ao falecido, “sendo que o mero auxílio-eventualmente prestado a mãe pelo falecido não é suficiente, por si só”.
Conforme será adiante demonstrado, deve ser negado provimento ao recurso inominado, mantendo-se integralmente os comandos da r. sentença de primeira instância.
2. DAS RAZÕES DE MÉRITO PARA O DESPROVIMENTO DO RECURSO
Conforme acima mencionado, a Parte Recorrente alega, de forma absolutamente impertinente, que não haveria prova da dependência econômica da Parte Recorrida em relação ao falecido, “sendo que o mero auxílio-eventualmente prestado a mãe pelo falecido não é suficiente, por si só”.
Previdenciário / Pensão por morte
Modelo de contrarrazões ao recuso inominado interposto pelo INSS que busca modificar a sentença sob a alegação de que o menor sob guarda não é dependente para fins previdenciários, uma vez que essa figura foi excluída do rol previsto no artigo 16 da Lei nº 8.213/91.
VisualizarPrevidenciário / Pensão por morte
Modelo de contrarrazões ao recuso inominado interposto pelo INSS que busca modificar a sentença sob a alegação de que não haveria prova da dependência econômica da Parte Recorrida em relação ao falecido.
VisualizarPrevidenciário / Pensão por morte
Modelo de petição inicial visando a concessão de pensão por morte, com reconhecimento de vínculo laboral da falecida, a fim de comprovar sua qualidade de segurada no óbito.
VisualizarPrevidenciário / Pensão por morte
Modelo de petição inicial visando a condenação do INSS a conceder o benefício de pensão por morte, considerando o indeferimento administrativo por suposta falta de qualidade de segurado do falecido. Defende a obrigação do empregador de verter as contribuições e a presunção de veracidade da CTPS.
Visualizar