Petição Inicial. Ação Anulatória de Casamento por Vício de Vontade e Descumprimento de Dever Conjugal.

Título

Petição Inicial. Ação Anulatória de Casamento por Vício de Vontade e Descumprimento de Dever Conjugal.

Descrição

Modelo de petição inicial, na qual a Parte Requerente pleiteia a anulação do casamento devido à recusa da Parte Requerida em cumprir deveres conjugais, evidenciando intenção dolosa ao casar-se apenas pelo status social. Tal comportamento impossibilita a continuidade da união e justifica o pedido de anulação judicial.

Conteúdo

AO JUÍZO DA __ª VARA __________ DA COMARCA DE (NOME DA COMARCA - ESTADO).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(NOME COMPLETO DA PARTE REQUERENTE), (nacionalidade), (estado civil ou existência de união estável), (profissão), (filiação), portadora da Carteira de Identidade nº (informar), inscrita no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliada na (Rua), (número), (Bairro), (Cidade), (Estado), (CEP), usuária do endereço eletrônico (e-mail), por seu advogado que esta subscreve (Doc. 01), cujo endereço eletrônico é ____ (e-mail), com endereço profissional na (Rua), (número), (Bairro), (Cidade), (Estado), (CEP), onde recebe intimações, vem perante este Juízo, propor a presente AÇÃO ANULATÓRIA DE CASAMENTO em face de  (NOME COMPLETO DA PARTE REQUERIDA), (nacionalidade), (estado civil ou existência de união estável), (profissão), (filiação), portadora da Carteira de Identidade nº (informar), inscrita no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliada na (Rua), (número), (Bairro), (Cidade), (Estado), (CEP), usuária do endereço eletrônico (e-mail), pelas razões de fato e de direito a seguir aduzidas.

 

1.      DOS FATOS

 

A Parte Requerente casou-se com a Parte Requerida em ____ de ________ de ________, sob o regime de comunhão parcial de bens. A certidão de casamento está anexada (Doc. 02).

 

Desde a noite de núpcias, a Parte Requerida recusou-se a manter relações sexuais com a Parte Requerente, indicando que a intenção ao casar-se era apenas a obtenção do sobrenome da Parte Requerente, uma pessoa de renome na cidade, sem qualquer desejo de concretizar a união conjugal.

 


 

2.      DO DIREITO

 

Conforme o artigo 1.561 do Código Civil de 2002, o casamento é anulável por vício de vontade, situação configurada quando uma das partes contrai matrimônio mediante omissão dolosa quanto à real intenção de se manter casada, como demonstrado nos fatos apresentados.

VEJA OUTRAS PETIÇÕES
NESSA CATEGORIA

Civil / Petição Inicial

Petição inicial. Ação anulatória. Desconstituição de adjudicação combinada com pedido limiar – Tutela de urgência. Improcedência da adjudicação. Procedência da ação de nulidade. Alimentos. Distribuição por dependência.
5 páginas

Modelo de petição inicial visando a rescisão da decisão proferida nos autos apartado e a improcedência da ação de adjudicação e a procedência da ação de nulidade.

Visualizar

Civil / Petição Inicial

Petição inicial. Ação de alimentos. Gravídico. Convivência em União Estável. Fim do relacionamento pós descobrirem a gravidez.
4 páginas

Modelo de petição inicial visando a condenação da Parte Alimentante ao pagamento de pensão alimentícia mediante desconto em folha de pagamento. E, em caso de desemprego ou trabalho sem vínculo, que a pensão seja fixada em 2/3 do salário-mínimo vigente.

Visualizar

Civil / Petição Inicial

Petição inicial. Ação de alimentos. Pedido de alimentos provisórios - Lei nº 5.478/68 (Lei de Alimentos) – Art. 529 do CPC. Funcionário público ou empregado, filho contra o pai. Desconto em folha de pagamento, família totalmente dependente. Pai deixou de contribuir com o sustento desde a separação.
6 páginas

Modelo de petição inicial visando a fixação de alimentos provisórios e ao final a condenação ao pagamento pensão alimentícia mediante desconto em folha de pagamento. Em caso desemprego ou trabalho sem vínculo, a fixação desde já do valor correspondente ao percentual de X% do salário-mínimo vigente.

Visualizar

Civil / Petição Inicial

Petição inicial. Ação de alimentos. Pedido de alimentos provisórios - Lei nº 5.478/68 (Lei de Alimentos). Filho contra o pai. Profissão autônomo bem-sucedido. Parte Ré desviou de forma ardilosa todos os recursos financeiros da família – sumiço das joias - expedição de ofício à receita federal.
6 páginas

Modelo de petição inicial visando a fixação de alimentos provisórios e ao final a condenação ao pagamento pensão alimentícia mensal mediante depósito ou transferência bancária.

Visualizar