Modelo de petição inicial visando a fixação de alimentos provisórios e, ao final, a condenação ao pagamento pensão alimentícia mensal, inclusive em caráter compensatório, até que a Parte Alimentanda se encontre em condições de manter-se com seu próprio patrimônio.
AO JUÍZO DA __ª VARA __________ DA COMARCA DE (NOME DA COMARCA – ESTADO).
(NOME COMPLETO DA PARTE AUTORA), (nacionalidade), (estado civil ou existência de união estável), (profissão), (filiação), portadora da Carteira de Identidade nº (informar), inscrita no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliada na (Rua), (número), (Bairro), (Cidade), (Estado), (CEP), usuária do endereço eletrônico (e-mail), vem perante este Juízo, através de seu procurador, abaixo assinado (mandato incluso), propor a presente AÇÃO DE ALIMENTOS COM PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA PARA FIXAÇÃO DE ALIMENTOS PROVISÓRIOS, em face de (NOME COMPLETO DA PARTE RÉ), (nacionalidade), (estado civil ou existência de união estável), (profissão), (filiação), portadora da Carteira de Identidade nº (informar), inscrita no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliada na (Rua), (número), (Bairro), (Cidade), (Estado), (CEP), usuária do endereço eletrônico (e-mail), pelos seguintes fatos e fundamentos:
1. DOS FATOS
As partes se casaram em __ de ____ de ____, pelo regime da mais completa e absoluta separação de bens e desta união não tiveram filhos comuns.
Quando do matrimônio, a Parte Ré já tinha três filhos (____, ____ e ____) e a Parte Autora, duas (____ e ____), igualmente menores, de seu casamento anterior.
A Parte Autora, por conta da partilha de sua anterior união, foi aquinhoada com dois imóveis: um apartamento em ____ (cidade) e uma residência de lazer em ____ (cidade).
Já a Parte Ré, então com __ (____) anos, era um empresário de sucesso, à testa da empresa de ____, titular de invejável acervo imobiliário, como se vê da documentação inclusa.
No curso do casamento, decidiu o casal investir no agronegócio, ao que a Parte Autora vendeu o imóvel de ____ (cidade) e revertendo a renda em favor do novo negócio, confiando o recurso à administração do marido que, de sua parte, não precisou se desfazer de nada já que recursos lhe sobejavam (e ainda sobejam).
Adquiriram, aos poucos, algumas propriedades rurais (descrever o número) no interior de ____ (cidade), onde passaram a plantar cana e milho, cabendo à Parte Autora o seguinte:
(____)
Trabalharam juntos na implementação de seu sonho comum, jamais a Parte Autora se descuidando dos cuidados com a família, nem tampouco desconfiando da administração do marido sobre seu acervo (casados que são pelo regime da separação absoluta, repise-se).
Tanto assim que o nomeou seu procurador, por instrumentos públicos (um lavrado em ____ (cidade) e outro em ____ (cidade)), com poderes genéricos para administrar o que quer que fosse.
Outorgou, a pedido do marido, procuração também ao administrador das propriedades, Sr. ____, braço direito (e “pau mandado”) da Parte Ré, para cuidar das questões relacionadas aos negócios no interior.
O marido, por seu turno, sempre alardeava que o casal não precisaria mais trabalhar, pois o patrimônio amealhado garantia sua subsistência com o mesmo fausto de sempre.
Para que este Juízo possa ter ideia, ainda que pálida, da dedicação da mulher aos negócios que entendia serem comuns (assim alardeava a Parte Ré), é o imóvel dela, em ____ (cidade), havido da partilha de seu primeiro casamento (apartamento na Rua ____) que garante todos os créditos bancários contraídos para financiamento das safras (cópias inclusas).
Efetivamente a Parte Autora não mediu esforços para que o negócio prosperasse, como de fato prosperou.
Sempre foi uma companheira dedicada e fiel, além de se dedicar aos afazeres do lar e aos cuidados com a família de ambos.
No ano passado, através de uma empresa da qual ambos figuram como sócios (____ LTDA.), construíram cinematográfica mansão na ____ (estado), mais precisamente em ____ (cidade), com a contratação do renomado escritório de arquitetura e decoração de ____.
Civil / Petição Inicial
Modelo de petição inicial visando a rescisão da decisão proferida nos autos apartado e a improcedência da ação de adjudicação e a procedência da ação de nulidade.
VisualizarCivil / Petição Inicial
Modelo de petição inicial visando a condenação da Parte Alimentante ao pagamento de pensão alimentícia mediante desconto em folha de pagamento. E, em caso de desemprego ou trabalho sem vínculo, que a pensão seja fixada em 2/3 do salário-mínimo vigente.
VisualizarCivil / Petição Inicial
Modelo de petição inicial visando a fixação de alimentos provisórios e ao final a condenação ao pagamento pensão alimentícia mediante desconto em folha de pagamento. Em caso desemprego ou trabalho sem vínculo, a fixação desde já do valor correspondente ao percentual de X% do salário-mínimo vigente.
VisualizarCivil / Petição Inicial
Modelo de petição inicial visando a fixação de alimentos provisórios e ao final a condenação ao pagamento pensão alimentícia mensal mediante depósito ou transferência bancária.
Visualizar