Contestação. Acidente de trânsito. Reparação de danos materiais – colisão em porta lateral. Abertura da porta sem as devidas cautelas. Responsabilidade civil. Culpa exclusiva da Parte Requerente – art. 49 do CTB.

Título

Contestação. Acidente de trânsito. Reparação de danos materiais – colisão em porta lateral. Abertura da porta sem as devidas cautelas. Responsabilidade civil. Culpa exclusiva da Parte Requerente – art. 49 do CTB.

Descrição

Modelo de contestação em ação de reparação de danos visando o afastamento da responsabilidade civil da Parte Contestante e o julgamento totalmente improcedente dos pedidos iniciais.

Conteúdo

AO JUÍZO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE (NOME DA COMARCA – ESTADO).

 

 

 

 

 

 

Processo nº

 

 

 

 

 

 

(NOME COMPLETO DA PARTE REQUERIDA), (nacionalidade), (estado civil ou existência de união estável), (profissão), (filiação), portadora da Carteira de Identidade nº (informar), inscrita no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliada na (Rua), (número), (Bairro), (Cidade), (Estado), (CEP), usuária do endereço eletrônico (e-mail), por seus advogados infra-assinados e legalmente constituídos, nos autos da AÇÃO ____ ajuizada por (NOME COMPLETO DA PARTE REQUERENTE), (já qualificada), vem, respeitosa e tempestivamente, perante este Juízo, com fundamento no artigo 30 Lei 9.099/95, oferecer sua CONTESTAÇÃO, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

 

1.      DOS FATOS

 

Em apertada síntese, a Parte Requerente alega que, no dia __/__/____, por volta das __ h, na Avenida ____, ao entrar em seu veículo ____, placa ____, ano ____, CHASSI ____, foi surpreendida por uma colisão em sua porta lateral esquerda ocasionada pela Parte Requerida, que conduzia seu veículo ____, placa ____, ano ____, CHASSI ____.

 

Conforme consta no boletim de ocorrência de ID ____, o veículo da Parte Requerente encontrava-se, no momento do sinistro, com a porta esquerda aberta, de modo que não foi possível à Parte Requerida evitar a colisão.

 

Isto posto, a Parte Requerente ajuizou a presente ação de indenização por danos materiais pleiteando a condenação da Parte Requerida pelo pagamento dos danos suportados em razão da colisão.

 

Foram juntados 03 (três) orçamentos pela Parte Requerente – ID ____.

 

É a síntese do necessário.

 

2.      DO MÉRITO

 

2.1.  DA APLICAÇÃO DO ARTIGO 49 DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO E DA CULPA EXCLUSIVA DA PARTE REQUERENTE

 

O artigo 49, caput, do Código de Trânsito brasileiro estabelece que:

 

VEJA OUTRAS PETIÇÕES
NESSA CATEGORIA

Trânsito / Contestação

Contestação. Reconvenção. Civil. Acidente de trânsito. Preliminares. Gratuidade. Impugnação ao valor da causa. Embriagues ao volante e ultrapassagem de sinal vermelho.
6 páginas

Modelo de contestação visando que sejam julgados totalmente improcedentes os pedidos iniciais, tendo em vista a responsabilidade da Parte Requerente. Reconvenção visando a responsabilização exclusiva da Parte Requerente por todo ocorrido.

Visualizar

Trânsito / Contestação

Contestação. Ação de obrigação de fazer c/c reparação de danos. Preliminar de ilegitimidade passiva. Inexistência de conduta ilícita. Ausência do dever de indenização. Ausência de transferência da titularidade do veículo. Incidência de multas.
7 páginas

Modelo de contestação em ação de obrigação de fazer visando o acatamento da ilegitimidade passiva e, não sendo este o entendimento, o julgamento totalmente improcedente dos pedidos iniciais.

Visualizar

Trânsito / Contestação

Contestação. Reconvenção. Ação de cobrança. Infração de trânsito. Multas e taxas devidamente pagas/quitadas. Cobrança indevida. Litigância de má-fé. Reconvenção visando o pagamento em dobro. Benefício da justiça gratuita. Prioridade na tramitação – Pessoa idosa.
8 páginas

Modelo de contestação em ação de cobrança visando o acatamento da preliminar de inépcia da petição inicial e, não sendo este o entendimento, o julgamento totalmente improcedente dos pedidos iniciais, bem como a condenação da Parte Reconvinda ao pagamento em dobro do valor já pago.

Visualizar

Trânsito / Contestação

Contestação. Ação de obrigação de fazer c/c reparação por danos morais. Ausência de transferência do veículo. Incidência de multas. Responsabilidade solidaria. Vendedor não realizou a comunicação de venda. Preliminar – ilegitimidade passiva.
7 páginas

Modelo de contestação em ação de obrigação de fazer c/c reparação por danos morais visando o acatamento da preliminar de ilegitimidade passiva e, não sendo este o entendimento, o julgamento totalmente improcedente dos pedidos iniciais.

Visualizar