Petição inicial. Ação declaratória de isenção do IRPF para portadores de doença grave – isenção de imposto de renda. Restituição do indébito. Tutela de urgência.

Título

Petição inicial. Ação declaratória de isenção do IRPF para portadores de doença grave – isenção de imposto de renda. Restituição do indébito. Tutela de urgência.

Descrição

Modelo de petição inicial com pedido de tutela de urgência visando a imediata isenção do IRPF à Parte Autora e a restituição do indébito e, no mérito, a confirmação do pedido liminar, a declaração de inexistência da relação jurídico tributária no tocante à incidência de IRPF sobre o benefício previdenciário, o reconhecimento do direito à isenção do IRPF e a condenação do INSS na obrigação de pagar as parcelas descontadas indevidamente.

Conteúdo

AO JUÍZO DA __ª VARA FEDERAL / DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DA SUBSEÇÃO DE (NOME DA CIDADE) – SEÇÃO JUDICIÁRIA DE/DO (NOME DO ESTADO).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(NOME COMPLETO DA PARTE AUTORA), (nacionalidade), (estado civil ou existência de união estável), (profissão), (filiação), portador da Carteira de Identidade nº (informar), inscrito no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliado na (Rua), (número), (Bairro), (Cidade), (Estado), (CEP), usuário do endereço eletrônico (e-mail), por seu advogado que esta subscreve (Doc. Anexo), cujo endereço eletrônico é ____ (e-mail), com endereço profissional na (Rua), (número), (Bairro), (Cidade), Estado), (CEP), onde recebe intimações, vem perante este Juízo, propor a presente AÇÃO DECLARATÓRIA DE ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PARA PORTADOR DE DOENÇA GRAVE COM ANTECIPAÇÃO DE TUTELA em face da UNIÃO FEDERAL - FAZENDA NACIONAL, que possui sede na (Rua), (número), (Bairro), (Cidade), Estado), (CEP), a qual deverá ser citada eletronicamente, pelas razões de fato e direito a seguir expostas.  

 

1. DA PRIORIDADE DA TRAMITAÇÃO

 

A Parte Autora possui a moléstia do ____ (indicar a doença). 

 

Nesse caso, é possível a aplicação do art. 1.048 do CPC/2015, que prevê a prioridade da tramitação para portadores de doença grave compreendida no rol do art. 6, XIV, da Lei 7.713/88.

 

Assim, requer que este juízo aplique as previsões legais, determinando a prioridade de tramitação do feito.

 

2. DOS FATOS

 

A Parte Autora requereu administrativamente a concessão do benefício de ____ (citar o benefício) (NB ____), no dia __/__/____ (DER), sendo deferido o pedido em __/__/____, como é possível verificar no processo administrativo já apresentado nestes autos.

 

Em __/__/____, a União promoveu o desconto do Imposto de Renda (IRPF) no benefício previdenciário da Parte Autora, conforme extrato anexado neste processo.

 

VEJA OUTRAS PETIÇÕES
NESSA CATEGORIA

Previdenciário / Geral

Embargos de declaração. Tempestividade. Omissão. Não apreciação do pedido de tutela provisória. Implantação do benefício em sentença.
3 páginas

Modelo de embargos de declaração visando sanar vício de não apreciação do pedido de tutela provisória em sentença.

Visualizar

Previdenciário / Geral

Contrarrazões ao recurso de apelação/inominado. Geral. Parte invoca à instância superior todos os argumentos já lançados nos autos.
1 páginas

Modelo de contrarrazões ao recurso interposto pelo INSS que busca modificar a sentença.

Visualizar

Previdenciário / Geral

Emenda à inicial. CPC, art. 321. Complementação de informações processuais e administrativas. Inclusão de endereço eletrônico e registro de ação judicial anterior. Indeferimento de benefício por falta de carência. Impossibilidade de novo requerimento administrativo. Interesse de agir configurado. Precedente da TNU. Necessidade de prosseguimento do feito.
5 páginas

Ajuste e complementação da petição inicial em atenção à determinação judicial, detalhando a existência de ação judicial anterior, indeferimento administrativo por falta de carência, impossibilidade de reapresentação do pedido ao INSS, além de fundamentação jurisprudencial que reforça o direito ao ajuizamento da ação e o regular prosseguimento do processo.

Visualizar

Previdenciário / Geral

Emenda à inicial. Artigo 321 do CPC. Interesse de agir. Fungibilidade entre benefício assistencial e auxílio-doença. Prosseguimento do Feito. Tema 217 da TNU.
2 páginas

Modelo de Emenda à Inicial visando fundamentar o interesse de agir, ponderando sobre a fungibilidade entre benefício assistencial e benefício por incapacidade.

Visualizar