Modelo de alegações finais em ação penal sob acusação de roubo. Durante a instrução processual o acusado confessou o cometimento do delito, portanto, considerando a atenuante, a pena deve ser fixada no mínimo legal.
AO JUÍZO DA __ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE (NOME DA COMARCA – ESTADO)
Processo nº:
(NOME COMPLETO DO ACUSADO), devidamente qualificado nos autos da ação penal em epígrafe, que lhe move o MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE _____, vem, por intermédio de seu procurador, respeitosamente perante este Juízo, apresentar ALEGAÇÕES FINAIS, com fulcro no art. 403, § 3º, do Código de Processo Penal, nos seguintes termos:
1. DOS FATOS
Em apertada síntese, narra a exordial que o Acusado rendeu a vítima _____, mediante colocação de “revólver de cola quente” em sua cabeça, dando início ao roubo, levando consigo a quantia de R$ ___,__ (___).
Em seguida, a Polícia Militar que logrou êxito em encontrar o Acusado, de posse da quantia roubada. Em sede policial, o Acusado confessou a prática delituosa, o que foi ratifica na audiência de instrução, de forma espontânea.
A Ação penal está instruída dos seguintes documentos: denúncia (ID___); boletim de ocorrência (ID___); registros policiais/judiciais (ID___); denúncia recebida (ID___); defesa prévia (ID___); audiência de instrução e julgamento (ID___), e; alegações finais acusatórias (ID___). É o breve e necessário relato dos fatos.
2. DO MÉRITO
Ausentes nulidades ou preliminares a serem suscitadas. Materialidade e autoria delitiva incontroversas.
Quanto a fixação da pena, suplica pela fixação no mínimo legal, por ser o acusado primário, bem como as circunstâncias judiciais previstas no art. 59 do Código Penal, lhe são favoráveis e inerentes ao crime praticado e, ainda, deve prevalecer e sopesar a atenuante da confissão, dita espontaneamente, nos termos do art. 65, “d”, do Código Penal.
Penal / Alegações Finais
Modelo de alegações finais em ação penal sob acusação de roubo. Durante a instrução processual o acusado confessou o cometimento do delito, portanto, considerando a atenuante, a pena deve ser fixada no mínimo legal.
VisualizarPenal / Alegações Finais
Modelo de alegações finais em ação penal sob suposto cometimento do crime de furto e receptação, contudo, as provas carreadas nos autos não apontam cabalmente a autoria do delito, portanto, a absolvição é imperativa.
VisualizarPenal / Alegações Finais
Modelo de alegações finais combatendo denúncia de receptação e corrupção de menores, demonstrando ausência de dolo quanto ao primeiro delito, quanto ao segundo, o menor é pessoa contumaz na prática de delitos, o que não configura corrupção de menor.
VisualizarPenal / Alegações Finais
Modelo de alegações finais para combater denúncia de furto, contendo tese absolutória do cometimento do crime. Ao final da instrução, não foi provado o prejuízo financeiro sofrido pela vítima. Destaca-se, ainda, que não existem provas que apontem a autoria do delito.
Visualizar