Modelo alegações finais na imputação de crime de porte de arma de fogo que, disparada, ocasionou lesão corporal na vítima, pugna-se pelo reconhecimento da legítima defesa, diante do risco iminente do denunciado ser agredido por terceiros.
AO JUÍZO DA __ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE (NOME DA COMARCA - ESTADO).
Processo nº
(NOME COMPLETO DA PARTE DENUNCIADA), devidamente qualificada nos autos da AÇÃO PENAL que lhe move o MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, por intermédio de seu procurador, vem, com habitual vênia, perante este d. Juízo, nos termos do art. 403, § 3º, do Código de Processo Penal, apresentar ALEGAÇÕES FINAIS, nos seguintes termos:
1. DOS FATOS
A Parte Denunciada foi processada pelo Ministério Público como incurso nas sanções do artigo 129, § 1º, I, do Código Penal, por ter, segundo a denúncia, lesionado a vítima, através de disparo de arma de fogo na altura do pé, causando-lhe incapacidade para suas ocupações habituais por mais de trinta dias.
Narra a exordial que, em __/__/____, por volta das __h, após iniciar-se uma confusão generalizada nas dependências da (Rua), localizada nesta cidade, a vítima fora supostamente alvejada por disparos de arma de fogo realizados pela Parte Denunciada, ao tentar abordar a mesma e pedir para parar visando que o pior ocorresse.
A denúncia foi recebida, seguindo-se o regular trâmite processual, sendo ouvidas testemunhas e não sendo ouvido a Parte Denunciada em razão de estar revel.
Penal / Alegações Finais
Modelo de alegações finais em ação penal sob acusação de roubo. Durante a instrução processual o acusado confessou o cometimento do delito, portanto, considerando a atenuante, a pena deve ser fixada no mínimo legal.
VisualizarPenal / Alegações Finais
Modelo de alegações finais em ação penal sob suposto cometimento do crime de furto e receptação, contudo, as provas carreadas nos autos não apontam cabalmente a autoria do delito, portanto, a absolvição é imperativa.
VisualizarPenal / Alegações Finais
Modelo de alegações finais combatendo denúncia de receptação e corrupção de menores, demonstrando ausência de dolo quanto ao primeiro delito, quanto ao segundo, o menor é pessoa contumaz na prática de delitos, o que não configura corrupção de menor.
VisualizarPenal / Alegações Finais
Modelo de alegações finais para combater denúncia de furto, contendo tese absolutória do cometimento do crime. Ao final da instrução, não foi provado o prejuízo financeiro sofrido pela vítima. Destaca-se, ainda, que não existem provas que apontem a autoria do delito.
Visualizar