Modelo de resposta à acusação, devido ao crime de ameaça cometido, na qual se requer absolvição sumária em virtude da inexistência do delito.
AO JUÍZO DA __ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE (NOME DA COMARCA – ESTADO).
Processo nº
(NOME COMPLETO DA PARTE DENUNCIADA), devidamente qualificado, por intermédio de seu advogado, vem, respeitavelmente, perante este d. Juízo, nos autos da ação penal que lhe move o MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE _____, apresentar RESPOSTA À ACUSAÇÃO, no molde do art. 396 e seguintes do Código de Processo Penal, pelas razões de fato e de direito que passa a expor:
1. DOS FATOS
A Parte Denunciada foi processada como incurso no artigo 147 do Código Penal, pois teria ameaçado de causar mal injusto e grave as vítimas.
Após o recebimento da denúncia, a Parte Denunciada foi citada para oferecer resposta à acusação.
Eis, o breve relato processual.
2. DO DIREITO
Primeiramente, cumpre mencionar o delito previsto no artigo 147 do Código Penal exige, para sua efetiva perpetuação, que a ameaça seja concreta, idônea e de causar mal a pessoa.
A doutrina analisa no núcleo do tipo:
“[...] ameaçar significa procurar intimidar alguém, anunciando-lhe um mal futuro, ainda que próximo. Por si só, o verbo já nos fornece uma clara noção do que vem a ser o crime, embora haja o complemento, que se torna particularmente importante, visto não se qualquer tipo de ameaça relevante para o direito penal, mas apenas a que lida com um “mal injusto e grave”.
Nesse sentido, é indispensável que a ofendida efetivamente se sinta ameaçada, pois se não for levada a sério pelo destinatário, de modo a abalar sua sensação de segurança, não se pode ter como configurada a infração penal, haja vista que o bem jurídico tutelado não foi atingido.
Penal / Resposta à Acusação
Modelo de resposta à acusação requerendo, de imediato, o reconhecimento da inépcia da denúncia, vez que o órgão ministerial não ofereceu acordo de não persecução penal.
VisualizarPenal / Resposta à Acusação
Modelo de alegações finais que versa sobre pedido de absolvição pela manifesta inépcia da inicial, além da ausência de provas da conduta tida como típica, que conduz à imaterialidade do delito.
VisualizarPenal / Resposta à Acusação
Modelo de resposta à acusação, referente ao crime de ameaça, onde se aplica à Lei 11.340/06, Maria da Penha. As Partes Denunciadas requerem a revogação das medidas protetivas e arquivamento do processo por falta de justa causa para a ação.
VisualizarPenal / Resposta à Acusação
Modelo de resposta à acusação, em que a Parte Denunciada foi acusada de praticar crime de ameaça à sua ex-companheira, afirmando que o crime não aconteceu e a vítima age de má-fé, motivada por ciúme possessivo.
Visualizar