Modelo de ação de concessão ou restabelecimento de benefício previdenciário com base na incapacidade laborativa decorrente de condições médicas crônicas (CID-10 E11, F31, M19, M75 e M17), incluindo diabetes, transtorno afetivo bipolar, artroses na coluna e lesões, e lesões nos ombros, impedindo o exercício da atividade habitual dos serviços gerais domésticos. Ação fundamentada na continuidade dos sintomas incapacitantes e na divergência das avaliações médico-periciais do INSS.
AO JUÍZO DA __ª VARA FEDERAL / DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DA SUBSEÇÃO DE (NOME DA CIDADE) - SEÇÃO JUDICIÁRIA DE/DO (NOME DO ESTADO).
(NOME COMPLETO DA PARTE AUTORA), (nacionalidade), (estado civil ou existência de união estável), (profissão), (filiação), portadora da Carteira de Identidade nº (informar), inscrita no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliada na (Rua), (número), (Bairro), (Cidade), (Estado), (CEP), usuária do endereço eletrônico (e-mail), por seu advogado que esta subscreve (Doc. Anexo), cujo endereço eletrônico é ____ (e-mail), com endereço profissional na (Rua), (número), (Bairro), (Cidade), (Estado), (CEP), onde recebe intimações, vem perante este Juízo, propor a presente AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE CONCESSÃO/RESTABELECIMENTO DE BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE C/C PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS, o qual deverá ser citado por meio da sua Procuradoria Regional, sediada na (Rua), (número), (Bairro), (Cidade), (Estado), (CEP), pelas razões de fato e de direito a seguir aduzidas.
1. DOS FATOS
A Parte Autora, segurada da Previdência Social, obteve o benefício de auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença), concedido tanto na via judicial quanto na via administrativa, conforme comprova a documentação carreada nos autos, nos seguintes períodos:
(____)
Contudo, após a reavaliação realizada na esfera administrativa e em cumprimento exigência do INSS, o benefício foi indevidamente indeferido, sob o argumento de a Parte Autora não está incapacitada para o seu trabalho habitual.
Ocorre que, apesar da decisão administrativa, a Parte Autora permanece incapacitada para exercer atividades laborativas, conforme demonstrados os laudos e relatórios médicos juntados ao presente processo. A persistência das enfermidades, que acarreta limitações funcionais e físicas, evidencia a condição de incapacidade laboral.
Diante disso, e considerando a necessidade de subsistência da Parte Autora, ajuíza-se a presente ação para o restabelecimento ou concessão do benefício por incapacidade, seja ele temporário ou permanente, conforme o caso.
2. DO COMPLEMENTO AOS REQUISITOS DA PETIÇÃO INICIAL
2.1. Da Descrição da Doença/Enfermidade e Limitações Decorrentes
A Parte Autora enfrenta uma série de doenças que limitam significativamente sua capacidade de exercício de atividades laborativas. São elas:
3. DO DIREITO
3.1. Do Benefício Previdenciário por Incapacidade
A Constituição Federal tem por fundamentos a promoção do bem-estar de todos sem qualquer forma de discriminação, além disso, garante o estabelecimento da dignidade humana, em seu artigo 1º, III.
Por seu turno, o artigo 201 da Carta Magna estabelece que os planos de previdência social, nos termos de Lei, atenderão a cobertura dos eventos de incapacidade temporária ou permanente para o trabalho e idade avançada.
O benefício de auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença) está previsto nos artigos 59 a 63 da Lei nº 8.213/1991, e é devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido nesta Lei, ficar incapacitado para o trabalho ou para atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos.
3.2. Da Tutela de Urgência
O Código de Processo Civil estabeleceu em seu artigo 300 que “A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo”.
Neste sentido, o novo diploma legal exige para a concessão da tutela de urgência dois elementos, quais sejam, o fumus boni iuris e o periculum in mora.
No presente processo, que visa a prestação de benefício previdenciário por incapacidade, resta evidente o periculum in mora, eis que se trata de benefício de caráter alimentar.
Previdenciário / Benefício por incapacidade
Modelo de contrarrazões ao recuso inominado interposto pelo INSS que busca modificar a sentença sob a alegação de que o exercício de atividade laborativa seria benéfico ao tratamento da enfermidade da Parte Recorrida.
VisualizarPrevidenciário / Benefício por incapacidade
Modelo de petição inicial visando a condenação do INSS a restabelecer o benefício previdenciário por incapacidade.
VisualizarPrevidenciário / Benefício por incapacidade
Modelo de embargos de declaração visando a fixação da DIB de aposentadoria por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez) desde quando cessado o auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença) anterior. A sentença havia fixado o termo inicial na data da perícia judicial.
VisualizarPrevidenciário / Benefício por incapacidade
Modelo de embargos de declaração visando sejam sanadas as omissões: (i) análise do laudo e da complementação pericial produzidos em outro processo; (ii) manifestação expressa sobre a alegação de cerceamento de defesa; (iii) manifestação sobre o pedido de anulação da sentença e produção de prova pericial.
Visualizar